Curso destaca importância de boas práticas agrícolas

Data: 09/02/2018

Produtores de hortaliças de Riozinho e Rolante participaram esta semana da capacitação em Boas Práticas Agrícolas, em curso oferecido em parceria pela Prefeitura de Riozinho, Emater/RS-Ascar e Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar. Em pauta, a preocupação com capricho, organização e a busca por profissionalismo no campo em várias etapas da produção de alimentos saudáveis.

Foram abordados temas como os cuidados com os locais de preparação para a venda de frutas e verduras desde o plantio a colheita e entrega de um produto com qualidade, passando pela terra, água e insumos utilizados para o plantio e o mínimo de uso de defensivos e partindo para uma produção mais saudável para o agricultor e o consumidor final.

“A atual conjuntura é de que os brasileiros continuem aumentando o consumo de frutas e hortaliças, que hoje teria que aumentar em três vezes para que pudéssemos atingir um consumo médio de 400 gramas de frutas e hortaliças por dia, que é a quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde. Também está sendo observada uma tendência de aumento do consumo de alimentos crus”, destacou o secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Sérgio Koch.

O prefeito Valério José Esquinatti lembrou que futuramente, para a venda de produtos na Ceasa, por exemplo, serão exigidas boas práticas agrícolas. “Será uma questão de tempo para que isso seja exigido pelos demais mercados, pois cada vez mais o consumidor quer saber de onde vem o as frutas e legumes que ele consome”, ressaltou.

Gallery big e19d8b5466a1b858beaf5ec61fc273bc
produtores.jpg