Riozinho promove esporte e cidadania na Escola de Futsal

Data: 25/03/2014

Campeão com a equipe Riozinho/Rolante na categoria adulta no Bolamar 2014, o técnico Eduardo Pandolfo Geib, o Dudu, tem agora uma nova missão: comandar a Escola Desportiva Futsal de Riozinho.

Durante a semana, no Ginásio Ribeirinho, ao lado do auxiliar técnico Jonas Borba da Silva, Dudu recebe 130 crianças e adolescentes no projeto desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. "São meninos e meninas com idades entre cinco e 15 anos que gostam do esporte. Aproveitamos também para passar algumas dicas de cidadania, pois além de fera na quadra, é preciso ser um cidadão fora das quatro linhas", diz o técnico. O comprometimento e a responsabilidade durante e após os treinos, tem como objetivo principal dentro da escola para que o aluno possa tornar-se um atleta.

Dudu lembra que o apoio dado pelo Departamento de Esportes tem sido fundamental para o sucesso do projeto. " O diretor Jardel Valandro tem sido um parceiro da escolinha e de todas as iniciativas esportivas desenvolvidas no município. Foi assim no Bolamar e nas competições municipais e regionais", destaca.

Ao mesmo tempo em que desenvolve uma atividade esportiva com os garotos, a direção técnica treina a seleção do município em cada categoria para competições regionais. A primeira delas, a Copa Feevale, acontece em abril, e os treinos são realizados nas terças e sextas-feiras nas categorias sub 9, 11, 13 e 15. Nas quartas e quintas ocorrem os treinos para o feminino e sub 7, em contra-turno à sala de aula. "Para a Copa Feevale teremos atletas de Riozinho e Rolante, a exemplo da integração que tivemos no Bolamar deste ano. Esse é um trabalho que tem todo o apoio do município porque entendemos que o esporte é ferramenta de integração entre nossas duas cidades, além de promover a cidadania", diz o prefeito Airton Trevizani da Rosa (Alemão).

Na Copa Feevale, os municípios terão equipes conjuntas nas categorias Sub-11, 13 e 15. Os treinos com jogadores acontecem no sábado pela manha, visando uma melhora na parte tática e coletiva. A parceria entre Riozinho e Rolante faz com que nossas equipes se tornem mais competitivas mas, acima de tudo os alunos desenvolvem o lado social e afetivo.

COPA VALE DO PARANHANA

Na Copa Vale do Paranhana de Futsal, em agosto, Riozinho e Rolante terão seleções distintas nas categorias Sub-9, 11, 13 e 15. Para estes atletas, o técnico Dudu tem realizado durante a semana treinos visando à parte tática e coletiva.

Mas não será apenas nas categorias de base que Riozinho terá representação na Copa Vale do Paranhana de Futsal. Dudu já está treinando a equipe adulta de futsal, que conta com 16 atletas. Os treinos acontecem nas segundas-feiras à noite, quando são trabalhados a parte física, técnica, tática e coletiva. "Teremos um bom tempo para a preparação. Trata-se de uma competição difícil e que reúne os melhores atletas da região", finaliza o treinador.

Prefeitura de Riozinho

Data: 25.03.2014