Selo verde é alternativa para agregar valor ao carvão

Data: 27/02/2016

Selo verde é alternativa para agregar valor ao carvão produzido em Riozinho

Preocupados em conciliar a preservação ambiental e a atividade de produção de carvão, importante forma de agregação de renda para várias famílias de pequenos agricultores no município, a Prefeitura de Riozinho, a Emater/RS-Ascar e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rolante e Riozinho, promoveram reunião com os produtores (foto), no Centro do Idoso, esta semana.

No encontro, a engenheira florestal Ronilda Terezinha Silveira falou sobre a legislação ambiental com relação à atividade, licenciamento ambiental e licenciamento florestal, entre outros assuntos. "Ela abordou um importante tema: a criação de um selo verde para o carvão produzido no município, além de tirar dúvidas dos produtores em relação ao CAR (Cadastro Ambiental Rural). O selo verde pode ser um diferencial para nossos agricultores, agregando valor ao produto local", destacou o prefeito Airton Trevizani da Rosa (Alemão).

Um dos objetivos do selo é assegurar a procedência ambiental correta da madeira utilizada na produção do carvão, além de certificar que o produtor fez uso responsável dos recursos florestais, respeitando rios e nascentes, por exemplo. Após a palestra os produtores puderam construir um calendário de capacitações para o grupo, que conta com um curso de motosserra (SENAR) e uma visita técnica (Emater/RS-Ascar).

Segundo o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, Sérgio Koch, com estes encontros, Riozinho está buscando melhorar a produção a partir de práticas sustentáveis. "A Administração quer ser parceira dos agricultores para que possam, cada vez mais, produzir com qualidade e com impactos ambientais cada vez menores”, define.

Gallery big 2c91595ef74f48960b12f347a3087af9
12806075_974759349283796_3769074939729385769_n.jpg