Saltar para o corpo principal da página
A+ A- texto
normal

Pontos Turísticos

Page text 0365e318eba04598f594681b8cc4dadc

RIOZINHO -  HISTÓRIA DA CIDADE

Riozinho foi colonizado a partir de 1875 por cerca de 200 famílias de imigrantes húngaros, poloneses, prussianos e suecos, as quais acolheram, mais tarde, a vinda de famílias de origem alemã e italiana.
Em 10 de abril de 1988, realizou-se um plebiscito municipal, sendo criado oficialmente o município de Riozinho pela Lei Estadual n.º 8603. O principal ponto turístico da cidade é a Cascata do Chuvisqueiro. Outra atração é a Gruta Nossa Senhora da Conceição.

Significado do Nome

O nome do lugar foi dado devido à existência de um pequeno rio que divide a cidade em duas partes.

 TURISMO

Principais Pontos Turísticos

CASCATA DO CHUVISQUEIRO

Apresenta uma queda dágua de 70 metros, com área propícia para banhos, porém com um certo grau de periculosidade. Localiza-se em Chuvisqueiro, a 16km da sede, com acesso pela RS 239, estrada Riozinho / Rolante. Recebe visitação diariamente, possuindo bar, mini-mercado, local para camping, churrasqueiras, energia elétrica e chuveiros, trilhas e prática de canyoning e rappel.

SERRA DA BOA VISTA

A serra conta com belas paisagens do vale de Maquiné, das encostas da Serra Geral, do contato com a mata de araucárias com a Mata Atlântica e das cascatas da Boa Vista. Apresenta flora e fauna preservadas e, no inverno, há probabilidade de neve. Localiza-se a 30km da sede do município, na estrada que liga Riozinho à Barra do Ouro (Maquiné).

CASCATA DA LINHA SETE DE SETEMBRO

O local abriga duas quedas dágua, uma com 25 e a outra com 04 metros de altura, que juntas formam um lago de águas transparentes propícias para banhos e hidromassagens, além de locais para a realização de trilhas, caminhadas e canyoning. Não possui infra-estrutura. Localiza-se na Linha Sete de Setembro, a 18km da sede do município, com acesso pela estrada Riozinho / Baixa Grande / Linha 07.

PARQUE MUNICIPAL DO CONDUTO

Aqueduto com 1,8km de extensão datado de 1945, integra o patrimônio histórico e arquitetônico do município. Conta com pequenas cachoeiras e piscinas naturais propícias para banho e área selvagem para camping, além de bar e restaurante. Podem ser realizadas trilhas e rappel. Localiza-se na estrada para o Conduto, a 1,5km da sede do município.
 
CASCATA DO CHUVISQUEIRINHO

Trilha no interior da mata, paralela ao arroio Chuvisqueirinho, com diversas espécies representativas deste ambiente, como tucuns, samambaias e cedros. Há também uma seqüência de três quedas, que formam lagos apropriados para banho, onde também podem ser praticados rappel, mergulho e outras modalidades de esportes radicais. Não possui infra-estrutura, apenas um camping. Localiza-se em Chuvisqueiro, a 16km da sede do município, com acesso pela estrada para a Linha Cinco de Novembro.

CASCATA DA LINHA CINCO DE NOVEMBRO

Trilha com aclives e declives, atravessando o interior da mata nativa. A cascata tem aproximadamente 38 metros de queda livre. Há uma pequena piscina natural própria para banhos. Não posssui infra-estrutura. Localiza-se na estrada para Linha 05 de Novembro, a 05km da sede do município.

CASCATA DO PAREDÃO

Distando 10km da sede do município, esta cascata possui uma queda livre de 30 metros em meio à mata nativa. O local não é apropriado para banho, sendo um habitat natural das gralhas azuis. Possui ainda um moinho movido à dágua.
 
BALNEÁRIO POLLA

Distando 01km da sede do município, o balneário fica à beira do rio, sendo apropriado para banhos e piqueniques. Possui um bar recebendo visitação aos finais de semana.

SITIO NHUMPÔRÁ

O Sitio Nhumpôrá (campo bonito em guarani) oferece um espaço onde as pessoas possam vivenciar e ter um contato maior com a Mãe Terra através de cursos, vivências e terapias.

GRUTA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO

Ponto Turístico: Atrativo Natural

Descrição: Encrustada numa rocha natural de aproximadamente 450m onde está a imagem de N. Sra. da Conceição, o local é cercado por uma mata nativa onde se encontram diversas árvores de grande porte, além de arbustos e folhagens ornamentais.

Prox. Ao centro - Na Entrada do Conduto

 IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO

Ponto Turístico: Atrativo Cultural

Descrição: Prédio em estilo romano estilizado de pequeno porte, com diversas imagens em seu itnerior e belos vitrais em suas janelas, apresentando a Sagrada Família e personagens bíblicos.

 

Rua André Brambilla, 308